Como cuidar do ar-condicionado do carro

publicado por administrador em 05/02/2015

Hoje em dia, o ar-condicionado tornou-se um item praticamente indispensável em um carro. Mas para garantir que o equipamento mantenha sempre um bom funcionamento, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia, a fim de prolongar a sua vida útil e proporcionar o bem-estar do motorista e dos passageiros por mais tempo. Confira as nossas dicas e aproveite ao máximo o clima agradável do seu veículo: 

- O momento certo de ligar o ar-condicionado

Muitos motoristas não sabem, mas ligar o ar-condicionado com o motor em uma rotação acima de 3.000 rpm pode prejudicar o compressor, reduzindo a vida útil do equipamento. Se você já estiver com o carro em movimento, pise na embreagem para reduzir a rotação antes de ligar o ar. Porém, o mais recomendado é ligá-lo logo após acionar o motor, ao dar a partida no veículo, desde que ele não tenha ficado muito tempo exposto ao sol. Nesse caso, antes de ligar o ar é recomendado que você aguarde alguns minutos com a janela aberta, para não exigir que ele tente resfriar um ambiente com uma temperatura muito elevada. 

- É realmente necessário ligar a ventilação quente após desligar o ar-condicionado?

Quando você desliga o ar-condicionado, muita umidade fica acumulada nos dutos do equipamento, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias no local. Portanto, é extremamente importante que o motorista ligue a ventilação quente por alguns minutos após desligar o ar gelado, para que a umidade seja eliminada. O recomendado é que você sempre realize esse procedimento cerca de três minutos antes de chegar ao seu destino e desligar o carro. 

- É normal sentir um mau cheiro ao ligar o ar-condicionado?

Um dos principais componentes do ar-condicionado é o filtro de ar, que retém todas as impurezas que passam pelo equipamento. Quando o filtro está sujo ou úmido, ocorre esse mau cheiro característico, mas que não deve ser considerado como normal! Quando isso acontecer, leve o seu veículo a uma oficina especializada e efetue a troca do filtro. O ideal é que ela ocorra a cada seis meses, ou quando o motorista notar sintomas como mau cheiro ou acúmulo de poeira no ar-condicionado. 

- Ligue o ar-condicionado frequentemente

Para manter o bom funcionamento das válvulas do ar-condicionado, o recomendado é que o motorista ligue-o por pelo menos 10 minutos por semana, inclusive durante os dias frios. Assim, quando você precisar fugir do calor, ele estará em perfeito funcionamento!

Veja mais sobre