Completar ou substituir o óleo do motor?

publicado por administrador em 27/01/2015

Muitos motoristas têm dúvidas sobre os procedimentos corretos em relação ao óleo do motor. Quando é recomendado apenas completar o óleo? Qual o momento ideal de realizar a troca completa? Confira algumas dicas e garanta vida longa ao seu motor: 

- Como medir o nível do óleo 

Nunca meça o nível com o motor ainda quente, pois o óleo estará disperso pelo equipamento. O ideal é realizar o procedimento cerca de dez minutos após desligar o carro, para que o óleo retorne ao fundo do cárter, onde ele pode ser medido corretamente. 

- Quando completar o óleo 

Fique atento e nunca permita que o nível do óleo fique abaixo do mínimo. Quando estiver próximo a essa marca, em um nível ainda seguro, você tem a opção de completá-lo, desde que seja com um produto da mesma marca e modelo do anterior, já que óleos de fabricantes diferentes podem gerar reações prejudiciais ao motor. 

- Quando é recomendado substituir por completo o óleo do motor 

A troca deve ser realizada quando a data de validade do óleo estiver próxima ou o nível estiver próximo ao mínimo. Nesse caso, não vale a pena apenas completar o óleo e sim trocá-lo completamente. Trocar o óleo regularmente garante uma vida prolongada ao motor. 

Também é recomendado que o óleo esteja no nível máximo antes de qualquer viagem, para não exigir demais do motor. 

Sobre o produto a ser escolhido, sempre atente-se para as especificações que as montadoras definem, que indicam o melhor tipo de óleo para o seu motor. 

Veja mais sobre