Descubra se o carro tem multas e não perca dinheiro na compra!  

publicado por administrador em 21/07/2017

 

Existem muitas vantagens na compra de um veículo usado, mas, mesmo assim, o cuidado na hora de fechar o negócio deve ser redobrado. Não adianta apenas olhar a lataria, o motor, os equipamentos, ver se ele funciona e se o valor está dentro da tabela.

Além desses elementos, é preciso se ater aos itens ‘invisíveis’. Pois, ao agir por impulso, o comprador pode se deparar com algumas multas e então o que parecia ser uma ótima aquisição se torna caro e causa muita dor de cabeça.

Quando a compra é feita em lojas, o vendedor precisa oferecer um documento em que conste o histórico do automóvel ao novo dono. Mas, mesmo assim, o interessado na compra precisa checar todos os documentos para não ter nenhuma surpresa depois.

Isso porque ao herdar uma multa de um carro recém comprado, a primeira reação das pessoas é ir atrás do vendedor para que ele solucione o problema. Porém, muitas vezes, os negócios são realizados via terceiros e assim se torna difícil o contato com o antigo dono.

Há ainda o risco de o novo dono encontrar o antigo e ele não querer assumir a dívida por não possuir mais posse do veículo.

Sim, isso pode acontecer. Nesse caso, o novo dono terá que assumir a multa já que ela está diretamente ligada ao número da placa e não ao nome do proprietário – seja ele quem for.

A segunda providência a ser tomada é notificar a venda no Detran com o documento de transferência autenticado, uma cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e outros documentos que podem ser vistos no site do Detran de cada região.

Para evitar que débitos ou multas cheguem no nome do novo comprador é preciso pesquisar bem, utilizar ferramentas de checagem documental e só efetuar a compra quando tiver certeza de que nada consta com aquele automóvel. A Checkauto, por exemplo, analisa mais de 22 itens em seu relatório, garantindo mais segurança e transparência na hora da compra. Veja como funciona clicando aqui.

Seja cauteloso e se proteja!

Veja mais sobre