Sinais dados pelo carro quando o combustível está adulterado

publicado por administrador em 25/03/2015

Com a recente alta do combustível, muitos motoristas optam por locais mais baratos para reabastecer os seus carros, mesmo sem conhecer a procedência do estabelecimento em questão. Porém, essa pequena economia pode significar um grande prejuízo no futuro, caso o álcool ou a gasolina utilizada tenha sofrido adulteração. Conheça alguns dos sinais apresentados pelo veículo quando há algo de errado com o combustível. 

- Seu carro começou a apresentar falhas na hora da partida? Verifique se esses erros se iniciaram após uma mudança no local de abastecimento. Caso você tenha permanecido como cliente do mesmo posto de combustível, atente-se aos outros sinais aqui listados, para saber se o erro não está de fato relacionado a uma possível adulteração.  

- O consumo de combustível do veículo aumenta caso tenha ocorrido alguma adulteração. Fique atento a esse detalhe sempre que você abastecer o carro em um local diferente.  

- O motor do veículo sofre as principais consequências do combustível adulterado. As impurezas do líquido podem causar danos ao filtro de combustível, velas e bombas do motor, resultando em um grande prejuízo financeiro para o motorista.  

- Perda repentina de potência, barulhos incomuns no motor e falhas no escapamento também são sinais que podem indicar a má qualidade do combustível utilizado. Se combinados a outros sintomas, o diagnóstico é quase certo.  

Se você suspeitar que o seu carro esteja sendo prejudicado por causa do combustível, leve-o a uma oficina mecânica e realize um teste com equipamentos especializados. Caso a oficina cobre pelo teste, o custo médio gira em torno de R$ 30, mas em alguns locais ele é realizado gratuitamente.

Veja mais sobre