Cuidados com o carro que fica muito tempo parado

publicado por administrador em 04/03/2015

Muitas pessoas utilizam o carro poucas vezes durante a semana. Motoristas que não desejam encarar um engarrafamento no volante, utilizam outro meio de transporte no dia a dia ou trabalham em casa, por exemplo, acabam tirando o carro da garagem apenas em ocasiões esporádicas, geralmente sem um padrão definido. O que pode parecer uma economia, na verdade, pode gerar vários gastos extras com manutenção, já que um veículo que fica muitos dias estacionado exige cuidados especiais. Veja a seguir como cuidar desse carro que fica vários dias sem rodar. 

Combustível e óleo

Se o seu veículo permanece muito tempo parado, fique atento aos prazos de validade do óleo e do combustível utilizados. A tendência é que o óleo vença mais rápido, sendo recomendada a sua troca de acordo com o prazo descrito pelo fabricante, ao invés de aguardar o limite da quilometragem ser atingido.

O combustível no tanque também tem um prazo de validade, podendo estragar se ficar vários dias parado. Caso ele vença, podem ocorrer entupimentos no filtro, na boia e principalmente nos bicos injetores. O ideal é que o carro seja abastecido com pouco combustível, o suficiente apenas para você tirá-lo da garagem e levá-lo ao posto mais próximo, onde você pode reabastecê-lo normalmente, misturando o líquido novo com o que já está armazenado. Caso você não tenha uma previsão de quando utilizará o carro novamente, opte por produtos que tenham um prazo de validade maior, mesmo que eles sejam um pouco mais caros. 

Bateria

Muitos veículos consomem energia mesmo quando estão desligados. O alarme, o rastreador e equipamentos como o rádio ou o DVD, que permanecem constantemente com o LED ligado, podem acabar com o nível da bateria caso o carro não seja ligado durante alguns dias ou semanas. Retirar os cabos da bateria evita o desperdício de energia, mas alguns equipamentos podem ficar desprogramados devido a essa operação. Caso o seu carro permaneça guardado em um local seguro, a prática de desligar a bateria pode ser adotada sem tantos problemas, mas se ele ficar parado em um estacionamento público como o de um prédio, por exemplo, não é seguro desabilitar a energia do alarme e do rastreador. Nesses casos, os gastos com a bateria infelizmente serão indispensáveis. 

Pneus

Internamente, há uma cinta de metal que dá resistência aos pneus. Quando o carro permanece muito tempo parado na mesma posição, essa cinta pode perder a sua circunferência, ficando achatada na região de contato com o solo. Para evitar que esse dano conhecido como “pneu quadrado” aconteça, calibre os pneus com cerca de 10 libras a mais do que o normal, antes de deixá-lo na garagem por muito tempo. 

Umidade

Alguns cuidados especiais devem ser tomados para evitar danos relacionados à umidade no carro. Caso o ar-condicionado esteja ligado antes de você deixá-lo estacionado (independentemente do tempo que ele ficará parado), ligue o ar quente durante uns três minutos, para eliminar a umidade dos dutos, o que impedirá a proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro no veículo.

Se for possível, tome um cuidado extra com o freio de mão, deixando-o solto enquanto o carro permanece estacionado. Caso ele esteja erguido e haja umidade no local, a lona do freio pode grudar no tambor, causando danos ou criando uma dificuldade maior quando você for soltá-lo da próxima vez.

O uso de capas para proteger o veículo também pode causar danos caso ele esteja úmido ou sujo. Nesses casos, o contato da capa pode causar manchas na lataria, o que resultará em mais gastos. 

A melhor maneira de evitar todos esses danos é utilizar o carro por pelo menos 20 minutos a cada três dias, aproximadamente. Isso faz com o motor permaneça lubrificado e evita o acúmulo de água depositada no sistema de escape, o que pode causar corrosão ou enferrujamento. Por outro lado, se por algum motivo o seu veículo ficará parado por várias semanas ou até meses, preste muita atenção nos itens de borracha, que podem ser corroídos, rompidos e causar vazamentos, danificando o motor.

Veja mais sobre