Como escolher o melhor usado

publicado por administrador em 28/07/2017

Quando o seu orçamento não acompanha o desejo de comprar um carro, a melhor opção é o usado. E olha que ele pode ser mais vantajoso do que um carro zero quilometro, pois pelo mesmo valor é possível adquirir um automóvel de categoria superior ou ainda mais equipado.

Mas antes de escolher qual o veículo ideal para a sua necessidade, é preciso avaliar alguns itens que vão além do modelo e da cor preferida. Por isso escolher um usado não é tão fácil quanto parece.

Infelizmente algumas pessoas “maquiam” os defeitos do veículo para vender mais rápido. Observe aqui algumas dicas para não cair numa cilada e perder dinheiro.

 

Atenção aos detalhes externos

Escolha um dia mais ensolarado e claro, além de um lugar iluminado, para analisar o veículo. Assim fica mais fácil reparar em algumas imperfeições. Então, olhe bem para a lataria e identifique algum amasso ou até mesmo bolhas que podem significar problemas com ferrugem.

 

Atenção aos detalhes internos

Antes de efetuar a compra repare em cada cantinho desde a maçaneta, o conto de segurança, o aro do volante, os pedais, a alavanca de câmbio, o estofado dos bancos, o carpete e até no teto. Se estiverem muito gastos preste atenção na quilometragem para descobrir fraudes.

Veja também se não tem umidade debaixo do tapete. Isso pode indicar problemas de vedação, furo no assoalho ou ainda que ele passou por uma enchente. 

 

Dê uma volta

Peça para fazer um test-drive. Ao dar uma volta é possível identificar ruídos, desalinhamento do volante, trepidação, ar condicionado, vidro, rádio, farol, luz da seta, airbag, bateria, superaquecimento entre outras coisas. 

 Mesmo com todos esses cuidados ainda é necessário um especialista para investigar o carro por baixo e ver os detalhes mais técnicos, que muitas pessoas não entendem sobre a funcionalidade e a estrutura do veículo. Também é importante usar aplicativos, como o Checkauto, que identificam problemas de multas e mais 22 itens em um relatório detalhado.

Veja mais sobre