5 Itens que você deve analisar ao avaliar um carro usado

publicado por administrador em 20/03/2015

Após se interessar por um seminovo e fazer uma consulta Checkauto para verificar o seu histórico, chega o momento em que você deve vê-lo pessoalmente, para fazer uma avaliação antes de fechar a compra. Confira 5 itens que você pode checar em um veículo que revelam muito sobre a sua qualidade e o seu estado de conservação. 

- Pintura 

Agende a visita para conhecer o veículo em um local bem claro, de preferência durante o dia. Nessas condições e com o carro seco, você poderá ver com mais facilidade as possíveis imperfeições na pintura, que podem indicar arranhões ou até mesmos batidas ocorridas no passado. Veja também se os parafusos da lataria estão pintados da mesma cor do veículo. Caso estejam diferentes, alguma peça pode ter sido alterada. 

- Lataria

Para verificar a ocorrência de danos à lataria, passe a mão pelo veículo buscando ondulações e outras imperfeições. Se suspeitar de algo, dê leves batidas no local. Caso tenha sido utilizada massa plástica para reparar algum dano, o barulho será diferente do normal. 

- Simetria

Verifique cada detalhe do veículo e veja se os espaços entre os vãos estão simétricos. Por exemplo, com as portas fechadas, veja se elas se alinham ao desenho do carro. Você também pode checar se o capô fecha-se perfeitamente, sem ondulações, ou se há diferença no espaço entre o capô e o para-lamas. Qualquer imperfeição pode ser um sinal de descuido ou de um acidente não relatado. 

- Pneus

Cheque também as condições dos quatro pneus. Caso haja diferença entre os desgastes dos mesmos, o veículo pode ter algum problema de alinhamento ou de suspensão. Pergunte quando os pneus foram trocados pela última vez, para se certificar dessa falha. 

- Escapamento

Observe atentamente o desempenho do escapamento do veículo. Caso ele libere uma fumaça muito densa ou derrame óleo, o motor provavelmente estará danificado e exigirá um caro reparo no futuro.

 Após essa primeira avaliação pessoal, não deixe de seguir as nossas dicas ao fazer o test drive no veículo, para confirmar se ele atende as suas expectativas.

Veja mais sobre