Como avaliar um seminovo na hora do test drive

publicado por administrador em 17/12/2014

Está pensando em comprar um carro usado? Além de fazer uma consulta Checkauto para verificar até 40 tipos de informações históricas sobre o veículo é de extrema importância que você realize um test drive no veículo que deseja adquirir. Porém, por mais que você esteja empolgado por dirigir o seu possível futuro carro, é importante levar esse momento a sério e avaliar vários itens que o ajudarão a tomar uma decisão:

 - Escolha o percurso

 De nada adiantará o test drive se você o fizer em condições diferentes das que encontrará no seu dia a dia, ou apenas em trechos com boas estradas. Antes de fazer o test drive, trace um itinerário que contemple várias situações diferentes, como subidas, trechos de alta velocidade e condições de asfalto variadas.

- Use todas as marchas

 Ao definir o percurso, garanta que você tenha condições de usar todas as marchas do carro, pois o carro pode não responder muito bem em alguma delas. Avalie também se o câmbio apresenta algum problema ao engatar ou desengatar as marchas. Se você tiver que fazer muita força para trocar de marcha ou ouvir barulhos estranhos, provavelmente há algum defeito no câmbio.

 - Teste os freios

 Esse é um item indispensável a ser testado, pois trata diretamente da sua segurança. Em um local deserto, sem outros carros, teste o freio do carro em várias condições que podem ocorrer no dia a dia, principalmente em casos de emergência, para testar a frenagem do veículo. Se você encontrar problemas como os freios não responderem bem ou o carro derrapar muito em uma parada brusca, avalie as condições das pastilhas e dos pneus do veículo.

- Preste atenção aos ruídos

 Desligue o rádio e evite conversar muito durante o percurso. Muitos problemas de um veículo podem ser detectados através dos possíveis barulhos que ele produz. Preste atenção em todos os ruídos e tente detectar de onde eles vêm, para evitar prejuízos no futuro.

- Compare

 Após realizar o test drive, se possível, tente dirigir o mesmo modelo de automóvel, de uma pessoa de confiança. Dessa forma, você pode comparar os dois veículos e confirmar se o que você deseja comprar realmente está em boas condições.

Veja mais sobre