O que revisar nos pneus e rodas do seu veículo

publicado por administrador em 17/12/2014

Em época de festas de final de ano, é muito comum tirar o carro da garagem e pegar a estrada, mesmo que seja pra um famoso “bate e volta”. Porém, a empolgação não pode ser maior do que a responsabilidade! Faça uma revisão completa do seu veículo antes de qualquer viagem, para evitar prejuízos financeiros ou acidentes.

Os pneus e as rodas são alguns dos itens mais importantes a serem revisados, já que um bom carro com um conjunto ruim dessas peças pode causar vários problemas. Uma simples observação que você mesmo pode fazer nas rodas e nos pneus pode revelar algumas falhas perigosas, mas facilmente reparáveis. Confira algumas dicas que podem te ajudar na revisão veicular:

Desgaste: Verifique o desgaste dos pneus e substitua-os se ele estiver em um nível abaixo do permitido (sulcos com no mínimo 1,6mm de profundidade). Se o desgaste não estiver ocorrendo por igual na banda de rodagem, a suspensão pode estar desalinhada.

Bolhas: Procure por possíveis bolhas nos pneus, o que pode ser um indício de que ele esteja prestes a estourar. Nesse caso, nem adiantar procurar o borracheiro! A solução é substituir o pneu danificado.

Pressão: cheque a pressão dos pneus levando em consideração a quantidade de passageiros e o peso da bagagem que o carro terá que suportar. Isso é muito importante, pois essa grande diferença pode afetar totalmente a calibragem dos pneus.

Rodas: Verifique se há amassados ou trincas nas rodas. Se houver, a roda não terá mais a resistência normal, representando um grande risco à sua segurança, já que ela pode simplesmente quebrar em movimento.

Não se esqueça também de fazer essa revisão com o estepe. Como pneu reserva, ele deve estar em perfeitas condições para auxiliá-lo caso ocorra algum imprevisto.

Cuide da sua segurança e faça uma boa viagem! 

Veja mais sobre