Quais as vantagens financeiras de adquirir um veículo usado?

publicado por administrador em 11/02/2015

Comprar um carro usado pode ser um excelente negócio! Analisando os pontos positivos do veículo e verificando o seu histórico, para fugir de futuras dores de cabeça, você tem a oportunidade de adquirir aquele bem tão desejado sem comprometer as suas economias. Veja quais são as principais vantagens financeiras encontradas por quem adquire um seminovo. 

Preço do veículo 

Carros 0 km desvalorizam assim que saem da concessionária. No primeiro ano, a média de depreciação do valor do veículo é de cerca de 17%. Porém, isso não significa que ele perdeu valor em relação à sua utilidade. Comprar um carro usado significa ter uma depreciação não tão acentuada no futuro, o que diminui o impacto desse prejuízo. Além disso, após dois ou três anos, um veículo apresenta um valor de revenda bem abaixo de um modelo novo, mesmo em ótimas condições de uso. Uma economia que não pode ser desprezada. 

IPVA 

O IPVA é baseado num percentual do valor do carro, que, conforme citado anteriormente, sofre uma grande desvalorização com o passar dos anos. Ou seja, ao adquirir um veículo usado, o valor do imposto que incidirá sobre ele já sofreu essa redução na mesma proporção. E caso o veículo possua uma “idade” superior aos patamares definidos por lei, pode ocorrer até mesmo a isenção do imposto. 

Emplacamento 

A despesa com o emplacamento, obviamente, é aplicada apenas para modelos 0 km. Ou seja, quem deseja comprar um veículo usado não terá que se preocupar com o valor e com o tempo gasto com esse serviço. 

Consumo e manutenção 

Uma das vantagens mais importantes de comprar um carro usado, mas que exige uma pesquisa aprofundada por parte do comprador. Alguns modelos mais antigos são mais econômicos que um 0 km em relação ao consumo de combustível ou na troca do óleo. Pesquise o rendimento dos diferentes modelos, simule o seu consumo médio e compare os gastos. A economia pode ser realmente significante e decisiva na hora de você tomar uma decisão.

Veja mais sobre