Como manter o carro limpo sem abusar do consumo de água?

publicado por administrador em 20/02/2015

Em tempos de conscientização sobre o uso de água, precisamos rever muitos dos nossos hábitos. Redução de tempo no banho, reaproveitamento da água, captação da chuva... E, claro, os nossos hábitos em relação aos carros também devem mudar, para que eles continuem limpos sem resultar no desperdício desse bem tão precioso. Veja a seguir algumas dicas para cuidar bem do seu veículo e do meio ambiente. 

- Abandone velhos costumes 

Levar o carro ao lava-rápido sempre causa uma boa sensação. Afinal, ele sai do local limpinho, como novo. Porém, o custo disso é muito alto. Não o financeiro, mas o ambiental. São gastos cerca de 350 litros de água em uma única lavagem. Lavar o carro em casa, com uma mangueira, é uma solução ainda pior. Em 30 minutos, o consumo pode chegar a 560 litros, um desperdício impensável em uma época como a que estamos vivendo. 

- Kit limpeza 

A melhor solução para limpar o carro sem gastar muita água é utilizando produtos de limpeza específicos para automóveis. São itens como shampoo automotivo com cera, desengraxante, limpa-vidros, limpa-pneu, entre outros. Você os encontra facilmente em lojas especializadas em itens automotivos. Adquirindo os produtos ideais para o seu veículo e utilizando-os da maneira correta, com panos, esponjas e borrifadores, você consegue deixar o seu carro brilhando gastando menos de 5 litros de água, o equivalente a um balde pequeno. Para evitar manchas na lataria, lave o carro apenas quando ele estiver frio, de preferência ficando sob uma sombra durante todo o processo. Lembre-se também de deixar as partes mais sujas por último, para que você não tenha que desperdiçar água lavando os panos e as esponjas constantemente.

 - Métodos alternativos e conscientes 

Uma outra opção é levar o seu carro a um local que faça a limpeza a vapor. Nesse método, a água vaporizada reduz a resistência da sujeira no veículo, facilitando a sua retirada com um simples pano. Sobre os lava-rápidos, algumas inovações ainda fazem dessa uma boa alternativa. Em alguns estabelecimentos, a água é tratada e reutilizada, uma iniciativa sustentável que evita aquele desperdício citado no início do post. 

- Conservando o carro limpo 

Você também pode adotar alguns cuidados no dia a dia para que não seja preciso lavar o carro frequentemente. O uso de um pano úmido para remover grandes sujeiras ou limpar a poeira acumulada nas guarnições do automóvel, como as borrachas dos vidros, por exemplo, ajuda a mantê-lo limpo e livre de manchas por mais tempo.

Veja mais sobre