14% dos carros consultados em outubro e novembro tinham restrições

publicado por administrador em 23/12/2015

Nos meses de outubro e novembro, das consultas realizadas no site da Checkauto, empresa do Grupo DEKRA Brasil, especializada em histórico online de veículos seminovos e usados, com algum tipo de restrição, 18% apontaram justamente para veículos com histórico de recall e 9% com registro de roubo e furto em aberto. Por fim, veículos baixados, com 6%. Do total das pesquisas realizadas, 14% retornaram com algum tipo de alerta. As pesquisas ajudaram a evitar prejuízos de R$ 661,6 milhões aos bolsos dos consumidores.


“Com a checagem prévia e a devida identificação dessa restrição, o interessado pode analisar se vale a pena prosseguir com a compra ou negociar um desconto e correr atrás do reparo”, avalia José Félix, gerente da Checkauto.


Principais restrições em outubro e novembro:


Recall (18%) - Os chamados de recall estão relacionados a falhas que comprometem a segurança veicular, podendo causar acidentes ou danos graves por um recall não atendido. Com isso, o proprietário deve atender a todos os recalls anunciados para o seu veículo. Se, por qualquer motivo, deixar de fazê-lo, é importante que seja transparente na hora da venda, informando ao possível comprador. Uma das maneiras de saber que foi feito o reparo exigido pela montadora, é solicitar o documento formal que comprove a ciência da existência das convocações atendidas.

Registro de roubo e furto (9%) - Quem adquirir um veículo nesta situação terá muita dor de cabeça, caso seja parado em uma blitz ou inspeção policial. O proprietário de um carro clonado pode ter o bem apreendido, responder a um processo criminal e terá de provar que não é o responsável pela adulteração.

Veículos baixados (6%) - A restrição de “Veículos Baixados” significa que o modelo sofreu danos irreparáveis (um acidente de grande monta) e o chassi foi baixado nos cadastros do Detran. Neste caso, o veículo não pode estar em circulação. Quando a consulta Checkauto traz essa restrição, o alerta é de extrema relevância para o consumidor.

Veja mais sobre