No carro blindado, vida útil da suspensão, freios e pneus costuma ser menor

publicado por administrador em 07/05/2015

Se você pretende adquirir um carro blindado, saiba que alguns cuidados são necessários. Apesar da evolução dos materiais, veículos blindados ainda são mais pesados que os originais de fábrica. Em função disto, a vida útil da suspensão, freios e pneus costuma ser menor.

Além disso, em caso de colisão, o reparo será mais demorado, pois o conserto será feito na lataria e também na blindagem.

Cuidados na condução A primeira orientação para evitar danos na mecânica é ter cuidado extra na condução. Lembre-se que você não comprou um “caveirão”, por isso, evite buracos, subir em guias, passar em valetas ou lombadas na diagonal – são situações que provocam torções na carroceria.

Fazendo isso, você evitará que apareçam rangidos e ruídos indesejados nos acabamentos internos, bem como possíveis trincas nos vidros. Também tenha cuidado ao fechar portas e a tampa do porta malas.

Use peças de primeira linha No processo de blindagem, é necessário remover os acabamentos e forrações internas para receber as mantas de proteção. E, para que esta proteção seja eficiente, alguns compartimentos da carroceria são lacrados com as tais mantas, justamente para evitar que um projétil penetre por alguma abertura.

Isso dificulta muito na hora de fazer a manutenção de itens que ficam atrás ou ao lado destas mantas, como no caso de lâmpadas das lanternas, das máquinas de vidro, de fechaduras das portas e de alguns cabos elétricos.

Como a mão de obra de desmontagem é grande, quando for substituir algum destes itens, evite utilizar peças de qualidade duvidosa, para não ter que desmontar tudo novamente.

Atenção aos vidros Os vidros dos carros blindados são produzidos pela união de várias lâminas de vidro intercaladas por um material transparente, o policarbonato. Esse “sanduíche” de lâminas com policarbonato acaba, com o passar dos anos, gerando as chamadas “bolhas de ar”, processo conhecido como delaminação.

Essas camadas de ar entre as placas surgem por causa do aquecimento dos vidros. O problema gera diminuição da transparência e, principalmente, da resistência do vidro. Para resolver isso, é necessário retirar o vidro e colocá-lo em um forno especial, com o objetivo de retirar o ar que está contido entre as lâminas.

Segundo o especialista em blindagem Fernando Davids Amaral, para evitar este problema, procure não deixar o carro estacionado no sol. Com isso, você retardará bastante o surgimento das indesejadas bolhas.

Além disso, evite fechar a porta com o vidro pela metade – existe o risco de trincá-lo com o impacto. Evite ainda abaixar o vidro completamente. Por serem pesados, eles podem danificar os mecanismos que os sustentam.

 

Faça manutenções preventivas Qualquer retrabalho na blindagem só poderá ser executado por empresas especializadas e devidamente credenciadas pelo Exército.

Fazer anualmente as manutenções preventivas recomendadas pela blindadora e pela montadora o ajudarão a evitar possíveis situações imprevistas e inseguras. 

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